Dicas sobre a visão

Mantendo a sáude dos olhos

Como qualquer outra parte de seu corpo, seus olhos precisam de cuidado e atenção para se manterem saudáveis. Ele também se beneficiam com uma boa alimentação e proteção do sol.

Manter seus olhos saudáveis pode reduzir o risco de desenvolver alterações oculares a curto prazo e alterações oculares a longo prazo. Clique nas abas acima para:

  • Ver as dicas de como ajudar a proteger os seus olhos do sol;
  • Descobrir os alimentos que contém nutrientes para a boa saúde dos olhos;
  • Descobrir por que é essencial consultar seu oftalmologista regularmente.

Proteção dos olhos contra o sol

Provavelmente você usa protetor solar para proteger sua pele dos raios ultravioleta, prejudiciais para sua pele, mas seus olhos também precisam de proteção contra o sol.

Os raios ultravioleta (UV) fazem parte do espectro de luz que atinge a terra a partir do sol. Alguns estudos sugerem que esses raios podem ser nocivos aos olhos à medida em que envelhecemos, estimulando a progressão de doenças como a degeneração macular.

A exposição ao sol também pode causar ou agravar outras alterações nos olhos, como a catarata e o pterígeo. Um em cinco casos de catarata pode ser causado por lesão provocada pelo sol. A boa proteção dos olhos contra os raios UV é importante.

Dicas de como proteger seus olhos do sol

Siga os conselhos abaixo para proteger os olhos contra o sol e para ajudar a manter os olhos e a visão saudável tanto quanto possível.

Escolha seus óculos de sol de modo inteligente

Os óculos de sol rotulados como UV400 oferecem a melhor proteção, porque eles bloqueiam até mesmo os raios UV com menor comprimento de onda. Escolha lentes maiores e um estilo mais largo e abrangente para proteger o máximo possível de seus olhos.

Cuidado com a luz refletida

A luz refletida na areia, neve ou água intensifica a exposição ao sol. Faça um esforço especial para proteger seus olhos caso esteja na praia, esquiando, perto da água ou em altitude elevada.

Observe o horário do dia

O sol é mais forte entre as 10 horas da manhã e as 2 horas da tarde. No entanto, a pesquisa mostrou que seus olhos estão sob maior risco de danos causados pelo sol durante a metade da manhã e o final da tarde. Tente proteger seus olhos em todos os horários ao longo do dia.

Independentemente do clima

Muitos de nós tomamos precauções para proteger nossos olhos nos dias de sol, mas os raios UV podem prejudicar nossos olhos em dias nublados também. Assim, é importante proteger nossos olhos da exposição UV todo o tempo.

Pergunte ao seu oftalmologista

Consulte seu oftalmologista regularmente. Durante a sua consulta, peça ao seu oftalmologista outros conselhos sobre como proteger seus olhos do sol.

Cuide das crianças

A maior parte das lesões ocorre na infância. Lembre-se de proteger os olhos de seus filhos com óculos de sol largos que bloqueiam os raios UV e um chapéu.

Encontre os alimentos corretos para a boa saúde dos olhos

Todos nós sabemos que uma boa alimentação é vital para a nossa saúde geral, mas também é muito importante para a saúde dos nossos olhos.

À medida que envelhecemos, torna-se cada vez mais difícil para nosso corpo regenerar as células. Isto pode afetar a saúde dos olhos e a qualidade da visão.

Pesquisas sobre a saúde dos olhos têm ligado a má dieta e alimentação a um maior risco dedegeneração macular relacionada à idade (DMRI), doença em que a visão sofre deterioração devido a fatores relacionados ao envelhecimento.

A visão da maioria das pessoas se deteriora à medida que ficam mais velhas, mas a boa notícia é que nós podemos ser capazes de reduzir o risco e retardar a progressão com uma boa alimentação, e então podemos aproveitar a boa visão por mais tempo.

Principais nutrientes para seus olhos

Existem quatro grupos principais de nutrientes que são considerados bons para a saúde dos olhos:

Vitaminas antioxidantes

As vitaminas A, C e E contém antioxidantes, que ajudam a manter as células e tecidos saudáveis nos olhos, ajudando assim a retardar a progressão da DMRI. A vitamina C também é considerada na redução do risco de desenvolvimento da catarata.

Luteína e zeaxantina

Muitos estudos mostraram que esses nutrientes antioxidantes, chamados carotenóides, reduzem o risco e retardam a progressão das doenças crônicas dos olhos, como a DMRI.

Ômega-3

Considera-se que este ácido graxo essencial desempenhe uma função importante no desenvolvimento visual dos bebês e crianças. Uma dieta pobre em ômega-3 foi associada com doenças nos olhos eDMRI. A síndrome do olho seco, uma condição que afeta a função de produção de lágrimas de seus olhos, também foi ligada à deficiência do ômega-3.

Minerais

Os minerais, zinco e cobre, ajudam seu corpo a absorver os nutrientes e as vitaminas. Um grande estudo mostrou que quantidades elevadas de vitaminas antioxidantes combinadas com óxido de zinco e óxido de cobre (um tipo de cobre) podem ajudar a retardar a progressão da DMRI. É necessária uma avaliação médica para indicar as quantidades necessárias para cada caso.

Alimentos para a saúde de seus olhos

Aqui estão os cinco melhores tipos de alimentos que ajudam a manter seus olhos saudáveis:

Coma vegetais

Se está procurando uma alimentação saudável, principalmente para os olhos, nenhum alimento é mais poderoso que os vegetais de folhas verdes. Eles são carregados de luteína e ricos em vitaminas antioxidantes. A couve é a maior fonte conhecida de luteína em um vegetal, seguido de perto pela espinafre e salsa fresca.

Coloque alguma cor em seu prato

Os carotenóides são responsáveis pelas cores brilhantes de diversas frutas e vegetais. Para um prato de alimentos coloridos ricos em carotenóides inclua milho, kiwis, abóboras, courgettes, uvas vermelhas e pimentão verde ou amarelo. Essas frutas e vegetais também são boas fontes de vitaminas antioxidantes que desempenham uma função para saúde de seus olhos.

Um pouco de peixe

Os peixes gordos são ricos em ômega-3. Salmão, atum e cavala estão entre as principais fontes deste ácido graxo essencial.

Qualquer tipo de ovo

Os carotenóides também são responsáveis pela coloração amarelo alaranjada da gema do ovo. De fato, as gemas do ovo são possivelmente a melhor fonte de luteína e zeaxantina.

Pense no zinco

As ostras contém muito mais zinco por porção que qualquer outro alimento, com outros frutos do mar e carne sendo as fontes mais elevadas na sequência. Leite, queijo e pão também contem um pouco de zinco.

A inclusão desses alimentos em sua dieta irá não apenas ajudar a manter uma boa saúde dos olhos, mas também eles serão bons para sua saúde geral.

O que perguntar ao oftamologista

Seu oftalmologista terá prazer em responder todas as perguntas que você tem sobre sua visão, saúde dos olhos e opções de correção da visão.

Esta lista de perguntas chave a serem feitas ao seu oftalmologista ajudarão a esclarecer suas dúvidas na consulta:

  • Os meus olhos são saudáveis?
  • Como está minha visão?
  • A minha visão irá piorar?
  • É possível que eu veja mais nitidamente com a correção da visão?
  • Quais são as minhas opções para correção?
  • Qual opção de correção de visão vai me dar a melhor visão e maior flexibilidade, considerando meu estilo de vida e necessidades para correção da visão?
  • Com que frequência eu devo voltar para um exame da visão?

Não hesite em compartilhar com seu oftalmologista quaisquer outras preocupações e dúvidas que possa ter. Ele é a melhor fonte para aconselhá-lo sobre a saúde dos olhos, visão e lentes de contato.